CRC debate gestão pública em sua Semana Contábil e Fiscal aberta nesta segunda-feira

0
243

AQUILES EMIR

Foi aberta nesta terça-feira (13) e prossegue até sexta-feira (16), na Universidade Pitágoras (ex-Fama), no bairro do Turu, a XVII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios, evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA) em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Paralelo ao evento, está sendo realizado o 13º Encontro de Gestores Públicos, com participação de profissionais que atuam nos órgãos de controle e prestam serviços para as administração do Estado e de Municípios, bem como de repartições federais.

A solenidade de abertura contou com a participação, dentre outros, do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), José Caldas Furtado; da secretária estadual de Administração, Cynthia Mota (que representou o governador Flávio Dino), da representante da Secretaria do Tesouro Nacional Gildenora Milhomem, além de dirigentes e representantes da Delegacia da Receita Federal, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União (CGU) etc.

De acordo com João Conrado de Carvalho (foto), presidente do CRC-MA, o principal objetivo dos dois eventos é debater temas da atualidade no campos das Ciências Contábeis, convergindo os debates para a gestão pública, já que este tem sido um dos setores mais reclamados pela sociedade e dos quais também se exigem mais responsabilidade, já que mexem diretamente com verbas que devem ser voltadas para o bem estar da sociedade.

Por esta características, a fiscalização sobre quem gerencia recursos públicos é uma das mais rigorosas e as punições são severas, não apenas aos gestores (prefeitos, governadores, secretários e outros ordenadores de despesas), mas também aos que cuidam da área contábil, se identificada alguma irregularidade, daí porque os contadores precisam estar sempre atentos e atualizados sobre as mudanças, inovações existentes nessa área.

Contribuição – Conrado disse que espera também que, com esse tipo de promoção, o CRC possa estar dando sua contribuição para o aperfeiçoamento da gestão pública e, consequentemente, trazer benefícios para a população. Conrado frisou que o Conselho está constantemente promovendo palestras e cursos sobre este e outros, portanto seria interessante que um maior número de profissionais de Contabilidade participasse.

Para ele, a presença de representantes dos órgãos de controle, bem como dos que cuidam da gestão pública, na abertura do evento serviu para mostrar a importância do que vai ser debatido ao longo dos próximos dias. As palestras proferidas nesta terça-feira, segundo ele, vão servir de orientação para os que estão no mercado ou se preparando para ingressar nele.

Nos próximos dias haverá uma série de atividades em salas de aula e em encontros menores com profissionais, estudantes e professores. A Faculdade Pitágoras, como observou o presidente do CRC, é uma importante parceira, não apenas pela cessão de espaço, mas por mobilizar a comunidade acadêmica para participar das atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui