
CONVERSA FRANCA
Um momento difícil
Em mensagem postada nas redes sociais, em que agradece as manifestações de solidariedade pela perda da filha Andressa, o ex-deputado Bira do Pindaré (PSB), que é atual secretário de Agricultura Familiar, diz que este “é um dos momentos mais difíceis da sua vida”.
A filha de Bira morreu no último sábado (1º) ao cair do décimo andar do prédio em que residia com os familiares. Ela estaria passando por um período de forte depressão.
Eis a nota:
Cursos sobre o futuro digital
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) dispõe, desde janeiro deste ano, de uma a plataforma de cursos online futuro.digital, que visa a ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica no estado. O portal conta com várias opções de cursos gratuitos e pagos nas áreas de tecnologia, gestão, indústria e educação, com certificação reconhecida pelo mercado.
O diretor regional do órgão, Raimundo Arruda, destaca que a plataforma é uma resposta às demandas do setor produtivo e da sociedade por qualificação profissional. “O futuro.digital é mais do que uma plataforma de cursos online. É o maior marketplace de Educação Profissional do Brasil, que conecta os alunos aos melhores cursos do Senai nas mais diversas áreas. É uma forma de facilitar o processo de matrícula e pagamento”, afirmou.
Os interessados em se matricular nos cursos do futuro.digital podem acessar o site www.futuro.digital.senai.br e escolher a opção desejada. Há cursos de curta e média duração, nas modalidades livre, técnico e pós-graduação.
Salários iguais
Na quinta reunião ordinária da Rede Relgov CNI realizada sexta-feira (30 de junho) foram debatidos projetos que estão tramitando no Congresso, como a igualdade salarial entre homens e mulheres, aposentadoria especial, a reforma tributária e o novo marco regulatório da cabotagem.
A igualdade salarial entre homens e mulheres, que altera a CLT é um dos temas mais preocupantes. O texto prevê pagamento de indenização por danos morais, mesmo após pagamento das diferenças salariais, se comprovada discriminação.
Caixa em Turilândia
A Caixa Econômica inaugurou, sexta-feira (30), a Agência Turilândia, primeira agência do banco no município. A unidade irá funcionar das 10h às 15h, nos dias úteis, e o autoatendimento, com três terminais, estará disponível das 6h às 22h.
Localizada na Avenida Padre Antonio di Foggia, 62, Centro, a unidade oferece o portfólio de produtos e serviços da Caixa, atendimento dos programas sociais do Governo Federal e contribuirá também para o atendimento à população de municípios próximos.

Seletivo de enfermeiro
O Serviço Social do Comércio (Sesc) recebe até esta terça-feira inscrições para o seletivo voltado para contratação de enfermeiros em suas unidades de saúde na capital.
Os interessados devem se dirigir à sede do órgão, no Condomínio Fecomércio, na Avenida dos Holandeses, no bairro do Callhau.
Óleo usado
Realizado no mês de junho na sede da OAB no Maranhão, o Congresso Brasileiro de Advocacia Ambiental reuniu juristas de todo o país para debaterem, dentre outros temas, a logística reversa do óleo lubrificante usado. Para Aylla Kipper, da Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do OLUC, óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo perigoso, devendo ser separado e gerenciado de forma adequada.
A legislação brasileira proíbe o uso como combustível, para queima ou outros fins.
Veículos GWM
Uma das principais montadoras mais conceituadas do mundo, a GWM foi apresentada em São Luís num evento que reuniu diversas personalidades no Grand Cru no mês de junho. A GWM estabeleceu sua presença na capital potiguar por meio do Grupo Carmais, conglomerado do setor automotivo no Nordeste, que está avançando em seu plano de expansão pela região.
O evento contou com a presença do diretor Rodrigo Ventura,; Leonardo Dall’Olio, diretor comercial; André Azevedo, gerente de marketing; e Marco Aurélio, em São Luís.