
CONVERSA FRANCA
Encontro com foco no desenvolvimento sustentável
O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, participou nesta quarta-feira (28) na Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) da reunião do Conselho de Representantes da Ação Pró-Amazônia, associação que reúne as nove federações de indústrias da Amazônia Legal.
O encontro reforça o compromisso conjunto em promover a integração de ações e diretrizes, sempre com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, valorizando as potencialidades e buscando soluções para os desafios da Amazônia.
A presidente da Ação Pró-Amazônia e presidente da Federação das Indústrias de Roraima (FIER), Izabel Itikawa, destacou que um país forte necessita de uma indústria forte em sua retaguarda.
Já o anfitrião do evento, o presidente da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, afirmou que é “excepcional” para o Acre receber, pela segunda vez, a reunião da Pró-Amazônia.
Baldez, que é vice-presidente da Ação Pró-Amazônia e conselheiro titular pela Fiema destacou o papel da Ação:
“Buscamos defender os interesses das federações junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), colaborando na discussão de projetos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de outras entidades não-governamentais em favor da Amazônia Legal”.
Alumar aproxima fornecedores
A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-MA), em parceria com a Alumar, realizou terça-feira (27), um Encontro Técnico focado nas áreas de fabricação externa, caldeiraria e usinagem.
O evento aconteceu na Casa da Indústria Albano Franco e contou com a participação de fornecedores e empresários.
O principal objetivo do encontro foi promover a aproximação da empresa e fornecedores locais, criando um ambiente favorável ao esclarecimento de requisitos técnicos e à geração de novas oportunidades de negócios. Durante o evento, a empresa apresentou um novo procedimento regional voltado à fabricação de materiais sobre desenho técnico.
Energia solar
O Maranhão registrou um crescimento de 89% nos pedidos de financiamento de placas fotovoltaicas em 2024, segundo dados da Financeira do Santander, referência nacional em crédito para projetos de energia solar.
Na região Nordeste, região estratégica para o segmento, a expansão foi ainda mais expressiva: alta de 150% no volume de financiamentos.
Já as simulações realizadas por parceiros e clientes no primeiro trimestre de 2025 cresceram 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Dia de Campo do Sorgo
Maranhão será realizado nesta sexta-feira no município de Sambaíba, no sul do Estado, sob a coordenação da Agro Consultoria e apoio da indústria Inpasa e da Embrapa Maranhão.
Feriado de Corpus Christi
Apesar de reconhecido como feriado estadual, no Dia de Corpus Christi (19 de junho), pelo acordo com firmado com as convenções coletivas entre a Federação do Comércio e sindicatos de comerciário, o comércio da Ilha de São Luís (capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) está autorizado a funcionar normalmente das 08h às 18h, para lojas de rua e centros comerciais, e das 10h às 22h para lojas localizadas em shopping centers.
É obrigatório o pagamento de 100% de adicional sobre a hora normal de trabalho, além de gratificação de R$ 50,00 ao empregado convocado.
Dia de Campo
Nesta quinta-feira (29), na Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiros Costeiros de São Bernardo, em Magalhães de Almeida, será realizado um dia de campo importante para a agricultura local intitulado “Cultivar BRS Tapioqueira, fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, geração de renda e desenvolvimento do rural no Maranhão”.
O evento será realizado pela parceria entre Embrapa Maranhão, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Senar, Ambev e a Cooperativa dos Produtores Rurais dos Tabuleiros Costeiros de São Bernardo Magalhães de Almeida.
Incentivo ao turismo
Empresas, organizadores de eventos e profissionais do turismo corporativo têm agora à disposição uma ferramenta estratégica para planejar ações em São Luís. A primeira edição do Guia MICE reúne dados sobre a infraestrutura da capital maranhense para eventos de diferentes portes, incluindo espaços físicos, prestadores de serviços especializados, logística de acesso e calendário cultural, contribuindo para a captação de encontros nacionais e internacionais e o fortalecimento do turismo de negócios na cidade. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (26), no Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.
