
CONVERSA FRANCA
Investimento do pé de meia
A Caixa Econômica disponibilizou aos estudantes do Programa Pé-de-Meia opções de investimento da parcela de R$ 1 mil referente ao incentivo pela conclusão do ensino médio, conforme a Portaria Interministerial MEC/MF nº 9, de 06 de outubro de 2025.
A jornada de investimento será feita exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem, onde poderão optar por manter o valor na Poupança ou aplicá-lo no Tesouro SELIC, conforme as regras do programa.
As opções estarão disponíveis para quem já recebeu as parcelas de incentivo referentes à conclusão do 1º e 2º ano do ensino médio. Para estudantes menores de idade que desejarem migrar da Poupança para o Tesouro SELIC, será necessária nova autorização do responsável legal, diretamente pelo aplicativo.
Após a confirmação da conclusão do ensino médio pelo Ministério da Educação, os estudantes poderão manter os recursos investidos ou movimentá-los livremente.
PENSANDO BEM…
O presidente Lula tem a oportunidade de mostrar ao Mundo que não era blefe nem demagogia seu discurso na CELAC quando defendeu uma mulher para secretária-geral da ONU: há uma vaga a preencher no Supremo Tribunal Federal (STF), que alguns acham apropriada a uma mulher, já que na Suprema Corte brasileira há apenas uma ministra, Carmen Lúcia. Quando Lula assumiu eram duas, mas com a aposentadoria de Rosa Weber optou pelo seu ex-ministro da Justiça Flávio Dino para sucedê-la, e na vaga seguinte, de Celso de Melo, preferiu seu ex-advogado Ricardo Zanin. Para a vaga aberta, ele quer Jorge Messias, da AGU, mas está sendo forçado a engolir Rodrigo Pacheco.
O desabafo do ex-deputado
Ex-deputado estadual (constituinte), ex-secretário estadual de Educação, ex-deputado federal, ex-ministro do turismo, ex-presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – fundeb, Gastão Vieira lamenta não ser valorizado no Maranhão tanto quanto acha que deveria.
Numa postagem nas redes sociais, escreveu:
“viajo o Brasil palestrando sobre a educação que precisamos. Por aqui, falo pouco – santo de casa nem sempre faz milagre”.






