Caravana nos Trilhos desenvolve ações de saúde e lazer no Maranhão e Pará

0
711

A Vale lançou mais um grande projeto para beneficiar moradores de comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Por onde passa, a Caravana nos Trilhos busca reforçar junto ao público presente mensagens sobre cuidados com a saúde, convívio seguro com a ferrovia, além de oferecer para todos crianças e adultos ações de educação e diversas atividades recreativas. O primeiro evento aconteceu em Auzilândia, povoado de Alto Alegre do Pindaré (MA), com a participação de mais de mil pessoas de todas as idades.

Com duração de 4 horas, a Caravana em Auzilândia iniciou por volta das 8h com uma palestra sobre saúde bucal feita por profissionais do Parque Botânico Vale. Crianças e acompanhantes receberam dicas de como fazer a escovação dos dentes corretamente. Ao final, houve aplicação de flúor. Clemilda Mendes, mãe da Maria Eva, assistiu a palestra e aprendeu algumas dicas. “Gostei da reunião sobre a limpeza bucal porque temos que prevenir a saúde dos filhos. É importante saber cuidar”. Otávio Diniz está entre as 200 crianças que aplicaram flúor. Ele conta que nunca tinha feito antes e que gostou de ter aplicado o produto nos dentes.

Ainda com foco em saúde, houve aferição de pressão arterial, teste de glicemia e consulta com endocrinologista. Estes serviços foram ofertados graças à parceria com a Prefeitura de Alto Alegre. “Acho de grande importância que ações assim aconteçam, porque além de integrar, o projeto compartilha informações com a comunidade. Estou muito satisfeita em ver a comunidade num momento feliz, de integração”, conta Socorro Martins, secretária municipal de saúde de Ato Alegre do Pindaré.

A Caravana nos Trilhos reforça o trabalho que a Vale já realiza nas comunidades, por meio de investimentos socioambientais e campanhas de segurança. “Atuamos de forma constante nas comunidades ao longo da EFC. Para que tenhamos sucesso em todas as iniciativas, contamos com a parceria das prefeituras, instituições e das próprias comunidades”, explica a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, Andreia Andrade.

Um tema importante que a Caravana apresenta é o de segurança ferroviária. Três jogos foram pensados para trabalhar a temática: Jogão da Segurança, Quiz EFC e 7 Erros. “Por meio de atividades lúdicas, queremos reforçar principalmente com as crianças que elas precisam estar sempre atentas à passagem do trem, mantendo uma distância segura e utilizando as travessias oficiais da ferrovia. Explicamos também que elas não devem jogar pedras ou objetos no trem, que contamos com elas para manter a segurança da operação ferroviária”, complementa a gerente de RC.

Roseli Mara participou do Quiz e acertou quase todas as perguntas. Ela contou que já teve aula sobre o assunto antes e que respeita as regras que aprendeu. “Eu tenho que brincar longe da ferrovia porque é melhor para mim”, conta.

Recreação – A quadra da escola Artur Azevedo ficou lotada de crianças de todas as idades, que se reunirão no espaço para aprender sobre segurança ferroviária e também brincar nos demais brinquedos. Contação de história, pula-pula, aula de zumba e pintura facial estão entre as principais atividades da manhã recreativa em Auzilândia. Enquanto as crianças brincavam, cerca de 75 adultos fizeram corte de cabelo gratuito durante a ação.

Erly Guimarães é professora e mãe do André de 10 anos. Foi a primeira vez que participou de ações como essa no povoado. Para Erly, “a caravana trouxe muita novidade para as crianças, têm coisas que elas nunca tinham feito. Muito importante também trabalhar o tema da segurança. A gente pega panfletos com a Vale para trabalhar com alunos e pais. A gente está sempre informando sobre essas dicas”.

Geração de Renda

A Caravana nos Trilhos conta com a participação do Parque Botânico Vale. Em Auzilândia, os profissionais ministraram oficinas de educação ambiental para a geração de renda, além de palestra sobre Abuso de Drogas. Quem participou pôde aprender a fazer sabão com reuso de óleo de cozinha, confeccionar flores a partir do reaproveitamento de tecido e caixas de presente e bolsas produzidas com embalagens tetra pack. Houve, ainda, oficina de plantio de hortaliças e culinária alternativa com reaproveitamento de alimentos.

“O Parque agregou ao projeto Caravana ações socioambientais que já desenvolvemos nas comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Estamos ofertando capacitações rápidas com foco em geração de renda, fazendo uso de materiais reaproveitados como tecidos e caixas. Desde 2014 realizamos ações parecidas em Alto Alegre do Pindaré. Este ano, retomamos a agenda com a Caravana dos Trilhos e também com o Programa de Educação Ambiental para professores de escolas públicas”, explica a supervisora do Parque, Giselly Pinto, que esteve presente na ação.

Todos os eventos da Caravana nos Trilhos irão trabalhar eixos temáticos como sustentabilidade, convívio seguro com a ferrovia, investimento social, além da importância da mineração no dia a dia das pessoas. Após passar por Alto Alegre do Pindaré a Caravana Nos Trilhos segue para os municípios de Santa Inês e Vitoria do Mearim, no Maranhão, e Marabá, no Pará.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação