Culinária maranhense em festival de gastronomia no Distrito Federal

15
Gabriella Vasconcelos, gerente do Restaurante Escola Senac no Maranhão, é quem coordena a equipe que representa o Estado

CONVERSA FRANCA

Semana de Gastronomia Brasília

Até a próxima quinta-feira (14), será realizada, em Brasília (DF), a Semana de Gastronomia Regional, promovida pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na qual o Senac do Maranhão participará com apresentação  pratos típicos e elementos culturais marcantes da cultura maranhense, como os tradicionais azulejos portugueses que compõem a paisagem histórica de São Luís e um cardápio repleto de sabores marcantes, com destaque para frutos do mar, temperos típicos e frutas da região.

Nesta segunda (11) houve uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac em Brasília, onde os chefs Igor Barros, Jorge Lucas e Leonardo Sabino apresentarão.

Desta terça a quinta, os Restaurantes-Escola do Senac em Brasília apresentarão no cardápio pratos tradicionais do Maranhão, como o famoso arroz de cuxá, o caldo de sururu, a casquinha de caranguejo e o pudim de cupuaçu, todos preparados pelo chef Igor Barros e sua equipe.

As receitas exaltam a diversidade de influências da culinária maranhense, marcada pela fusão de elementos africanos, indígenas e portugueses.

Almoço do Senac no Congresso Nacional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão (Senac-MA) realiza nesta quarta-feira (13), em Brasília (DF), onde participa da Semana de Gastronomia, um almoço na Câmara Federal, onde reúne, além da bancada do Maranhão, deputados de outros estados para que conheçam melhor a culinária maranhense. Na quinta-feira (14), a programação será no Senado.

Pulverização de agrotóxico

Após solicitação do Ministério Público do Maranhão, a Justiça condenou o fazendeiro Hugo Prado Filho a se abster de realizar pulverização aérea com agrotóxicos em sua propriedade e adotar, no prazo de sessenta dias, todas as providências para regularização da atividade, sob pena de multa a ser fixada. 

O Município de Governador Eugênio Barros e o Estado do Maranhão também estão obrigados a fiscalizar o cumprimento das obrigações impostas ao produtor rural e adotar medidas para evitar degradação ambiental.

PENSANDO BEM…

Acreditar que um deputado (licenciado), Eduardo Bolsonaro, consegue suspender uma reunião entre autoridades de dois países (Brasil e Estados Unidos), como alegado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é acreditar também que o Brasil tem governo sem prestígio. E mais: um homem tão poderoso que consegue mandar na Casa Branca, onde se hospeda o presidente da maior potência econômica, política e militar do Mundo.

Emplacamentos no Maranhão

Os emplacamentos de veículos no Maranhão, no mês de julho, somaram 11.040 unidades, 1,65% a mais do que as 10.861 emplacadas no mês de junho, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com a entidade, na comparação com julho do ano passado, o aumento foi de 18,97%, pois no mesmo período de 2025 foram 9.280.

Quanto ao acumulado dos sete meses, a Fenabrave informa que são 71.579 deste ano contra 57.638 de 2025, ou seja, 24,21% a mais.

Visita ao Itaqui

Na última terça-feira (05), uma comitiva da Associação Comercial do Maranhão realizou uma visita técnica ao Porto do Itaqui para conhecer toda a infraestrutura do terminal marítima. O coordenador de visitas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Mineiro, e o assessor de Comunicação do Porto do Itaqui, Paulo Ricardo Nunes, recepcionou a comitiva, cuja iniciativa faz parte do programa da ACM para estreitar relações institucionais com agentes de grande relevância para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Diretores e conselheiros da Associação Comercial do Maranhão durante visita à Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), onde conheceram a estrutura do Porto do Itaqui

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Com os dois times de maior torcida no Maranhão – Sampaio e Moto – fora das competições nacionais em 2026, para quê servirá o Estádio Castelão em São Luís?

Confiança de industriais

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) voltou a crescer no Maranhão e fechou o mês de julho com 50,6 pontos. O dado é do levantamento mensal realizado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Maranhão foi o único entre os recortes analisados a registrar avanço da confiança no período.

No cenário nacional, o ICEI recuou 1,3 ponto e atingiu 47,3 pontos, permanecendo na zona de pessimismo. Já no Nordeste, o índice caiu 0,8 ponto, totalizando 51,5 pontos.

Tarifaço dos EUA

O presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema), Cláudio Azevedo, afirma que a taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros traz riscos significativos para a economia maranhense, especialmente para municípios que dependem da produção de produtos de origem animal, como mel natural, pescado e couro bovino.

Estes segmentos que operam especialmente em municípios como Governador Edison Lobão, Tutóia, Imperatriz e Santo Antônio dos Lopes, podem enfrentar perdas significativas em receita e diminuir o nível de empregos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 8   +   2   =