Emap lança edital para construção de novo berço no Itaqui

0
1912

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) lança, quarta-feira (06), o edital para construção do Berço 98 no Porto do Itaqui, que será a maior obra da estatal em volume de recursos, realizada 100% com caixa próprio da Autoridade Portuária e deve gerar cerca de 300 empregos diretos e 150 indiretos durante sua construção. Obras desse porte normalmente são realizadas com recursos federais e/ou da iniciativa privada.

O novo berço do Porto do Itaqui terá 270 metros de comprimento, 40 metros de largura, profundidade de 15 metros e será dedicado a carga geral e granéis sólidos. O edital tem por objeto a contratação de empresa para elaborar projeto e executar a obra, que será licitada pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), previsto na Lei nº 12.462/11.

De acordo com o edital, a obra deve contemplar sistema de combate a incêndio, rede de abastecimento de água e energia elétrica, sistema de drenagem pluvial, tratamento de efluentes sanitários, vestiário, banheiro com guarita, dentre outras estruturas.

Controle Operacional – Junto ao lançamento do edital será entregue a nova estrutura do Centro de Controle Operacional (CCO), que agora conta com seis postos de monitoramento para acompanhar, por meio de rádio e imagens, as operações no porto em tempo real, com acesso a 18 novas câmeras. A equipe de operações agora poderá controlar a programação de navios e cargas no Porto do Itaqui por um painel digital (videowall) composto de oito telas integradas a um sistema de gestão portuária.

Entre as outras tecnologias que serão incorporadas ao novo CCO estão o acesso por biometria, automação de portarias e balanças e a instalação de rádios digitais em estações fixas e móveis, ampliando a área de cobertura.

(Secap)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação