Governo do Estado inicia distribuição de insumos aos municípios para a vacinação contra a Covid-19

0
55

Secretaria de Estado da Saúde realizou Itambém a capacitação de apoiadores que irão atuar na logística e apoio nos 217 municípios

O Governo do Estado iniciou neste fim de semana a distribuição de seringas e agulhas aos municípios para a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Maranhão. No sábado (16), foram beneficiadas as Regiões de Saúde de Itapecuru e Rosário.

O secretário estadual da Saúde, Carlos Lula, destaca que o trabalho é intenso até a chegada da vacina. A ação faz parte da execução do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A distribuição diz respeito a primeira fase do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Para Itapecuru foram entregues 6 mil insumos, Rosário outros 4.500. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também se colocou à disposição para auxiliar os municípios menores e mais distantes. Caso seja necessário, serão enviados equipamentos de segurança, desde que sinalizem a necessidade para as Regionais de Saúde à qual pertencem.

De acordo com o coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques, a distribuição dos insumos está sendo feita de modo estratégico. “O transporte está sendo feito através dos nossos caminhões com destino às Unidades Regionais de Saúde, que ao receberem imediatamente encaminharão para as Centrais Municipais de Imunização. Essa logística já foi traçada e a nossa expectativa é que até esta quarta-feira todas tenham sido atendidas”, explicou.

Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira (Foto: Rogério Sousa)

Capacitação – Nesta sábado, a SES realizou neste sábado a capacitação de mais de 60 apoiadores que irão atuar na logística e apoio aos 217 municípios maranhenses na vacinação contra a Covid-19. O treinamento envolveu profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma), Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e Rede de Assistência Especializada.

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, o treinamento abrangeu diversas categorias profissionais. “Nós contaremos tanto com as equipes locais de cada setor, como também de outras categorias, principalmente técnicos da secretaria que também são enfermeiros. A capacitação abrangeu desde o transporte, que será por vias área e terrestre, incluindo os controles da temperatura e qualidade dos produtos”, explicou.

Para a coordenadora da Rede de Frios Estadual, Débora Sousa, esses planejamentos prévios estão sendo decisivos para a execução da logística elaborada. “A nossa proposta é tanto treinar os técnicos para que eles, bem como a equipe do CEADI, possam fazer a dispensação dos insumos com rapidez e eficiência. Nós já realizamos um trabalho de monitoramento, porém com a chegada da vacina iremos intensificar a rotina no intuito de aperfeiçoar a logística aplicada ao momento que estamos vivenciando”, pontuou.

(Com informações da Secap)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação