Greve de ônibus chega ao fim sem aumento de tarifas para empresas nem de salários para os trabalhadores

825

Ônibus voltaram a circular na tarde deste sábado 

AQUILES EMIR

Após três dias de paralisação, o serviço de transporte público voltou a operar em São Luís, na tarde deste sábado (20), sem que empresários e trabalhadores tivessem êxito em suas pretensões, pois não houve aumento de tarifas por parte da Prefeitura, tampouco de salários pelas empresas. A normalização foi comemorada nas redes sociais pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos).

Os ônibus começaram a circular após momentos de muita tensão envolvendo as duas categorias. Na sexta-feira pela manhã, o prefeito chegou a declarar apoio aos trabalhadores em greve, numa clara oposição aos empresários, mas à noite diretores do Sindicato dos Rodoviários tiveram prisão decretada pela desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, do Tribunal Regional, da Justiça do Trabalho, porque não atenderam à determinação de suspender o movimento paredista.

Na tarde deste sábado, em assembleia geral, decidiram retomar ao trabalho, mas dizem que o estado de greve continua.

Ainda na sexta-feira, o juiz Douglas Martins,  da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, negou pleito do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) para que a Prefeitura fosse obrigada a aumentar as tarifas, mas recebeu garantias de que poderiam voltar a operar,  sem prejuízos.

Em nota anunciou abertura de vagas para contratação de trabalhadores a fim de de manter a frota em funcionamento:

SET TEM PEDIDO DE AÇÃO LIMINAR ATENDIDO PELA JUSTIÇA
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) informa que está tomando todas as providências para que o Sistema de Transporte da Capital Maranhense volte a operar o mais rápido possível.
Recentemente, o SET deu entrada em um pedido de liminar para que a Justiça garantisse a operacionalização do Sistema, tendo em vista as grandes dificuldades e prejuízos por que passam as empresas de transporte.
Com a aquiescência do pedido, o SET garante que as empresas já estão com os portões de suas garagens abertos, colocando toda a frota operacional do sistema disponível, para que motoristas e cobradores voltem ao trabalho e a liminar seja cumprida.
Por fim, informa ainda que, caso os trabalhadores em transporte rodoviário decidam não retornar ao trabalho, que já está iniciando o processo para novas contratações, com o objetivo de atender à liminar da Justiça.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 1   +   4   =