Vice Hamilton Mourão é melhor avaliado do que presidente Jair Bolsonaro

800
Hamilton Mourão na comemoração, dos 107 anos do Colégio Militar de Porto Alegre

Pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (10) sobre a avaliação do governo mostra que o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) tem mais simpatia do eleitorado do que o próprio presidente Jair Bolsonaro (PSL). Mourão é considerado ótimo ou bom por 39% dos entrevistados e ruim ou péssimo por 20%, enquanto o presidente é avaliado positivamente por 35%.

Para 35% o vice-presidente tem um desempenho regular, enquanto 6% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa ouviu mil eleitores, de toras as regiões do país, entre os dias 6 e 8 de maio. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

 

xpipespe1005a

De acordo com a pesquisa, as avaliações positivas de Bolsonaro somam 35%, contra 31% negativas e 31% regulares. Ou seja, há um empate técnico entre simpáticos e insatisfeitos com o governo. Vale lembrar que o presidente já obteve 40% de nível “ótimo” ou “bom” e 17% de “ruim” ou “péssimo” em fevereiro.

As avaliações negativas de Bolsonaro, segundo o Ipespe, cresceram cinco pontos percentuais de abril para cá.  Por outro lado, o resultado de maio indica um estancamento na perda de popularidade – movimento que preocupava aliados do presidente, sobretudo em um momento de agendas desafiadoras no Congresso Nacional e com apenas cinco meses de administração.

xpipespe1005b

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a atuação de Mourão no governo. Para 40% dos consultados, o vice contribui positivamente com a administração. Outros 42% classificam sua conduta como nem positiva nem negativa. Já 11% entendem que o comportamento do vice prejudica o governo.

Outro que tem avaliação positiva acima do presidente é o ministro Paulo Guedes (Economia), que mantém um nível de avaliações positivas superior às negativas em 15 pontos percentuais. Segundo o levantamento, ele hoje conta com 38% de aprovação e 23% de desaprovação.

Apesar da enfática defesa por mudanças no atual sistema de aposentadorias, pauta considerada impopular, o ministro apresenta desempenho nominal superior ao do presidente, embora com diferença dentro da margem de erro no caso das avaliações positivas.

(Com informações do Informoney)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui