Vice Hamilton Mourão é melhor avaliado do que presidente Jair Bolsonaro

0
736
Hamilton Mourão na comemoração, dos 107 anos do Colégio Militar de Porto Alegre

Pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (10) sobre a avaliação do governo mostra que o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) tem mais simpatia do eleitorado do que o próprio presidente Jair Bolsonaro (PSL). Mourão é considerado ótimo ou bom por 39% dos entrevistados e ruim ou péssimo por 20%, enquanto o presidente é avaliado positivamente por 35%.

Para 35% o vice-presidente tem um desempenho regular, enquanto 6% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa ouviu mil eleitores, de toras as regiões do país, entre os dias 6 e 8 de maio. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

 

xpipespe1005a

De acordo com a pesquisa, as avaliações positivas de Bolsonaro somam 35%, contra 31% negativas e 31% regulares. Ou seja, há um empate técnico entre simpáticos e insatisfeitos com o governo. Vale lembrar que o presidente já obteve 40% de nível “ótimo” ou “bom” e 17% de “ruim” ou “péssimo” em fevereiro.

As avaliações negativas de Bolsonaro, segundo o Ipespe, cresceram cinco pontos percentuais de abril para cá.  Por outro lado, o resultado de maio indica um estancamento na perda de popularidade – movimento que preocupava aliados do presidente, sobretudo em um momento de agendas desafiadoras no Congresso Nacional e com apenas cinco meses de administração.

xpipespe1005b

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a atuação de Mourão no governo. Para 40% dos consultados, o vice contribui positivamente com a administração. Outros 42% classificam sua conduta como nem positiva nem negativa. Já 11% entendem que o comportamento do vice prejudica o governo.

Outro que tem avaliação positiva acima do presidente é o ministro Paulo Guedes (Economia), que mantém um nível de avaliações positivas superior às negativas em 15 pontos percentuais. Segundo o levantamento, ele hoje conta com 38% de aprovação e 23% de desaprovação.

Apesar da enfática defesa por mudanças no atual sistema de aposentadorias, pauta considerada impopular, o ministro apresenta desempenho nominal superior ao do presidente, embora com diferença dentro da margem de erro no caso das avaliações positivas.

(Com informações do Informoney)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação