Hospital Universitário Presidente Dutra realiza mutirão sobre doenças vasculares

0
1077

Nos dias 9 e 10 de maio, das 8 às 17 horas, o Hospital Universitário (Presidente Dutra) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará um mutirão das doenças vasculares com 800 atendimentos, por meio de distribuição de senhas no local, sendo 400 no primeiro dia e a outra metade no segundo. A ação será realizada pelo Circulando Saúde, que tem o objetivo de diminuir a espera dos atendimentos e tratamentos para esse tipo de problema de saúde.

Esse projeto é promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e tem a organização da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional Maranhão (SBACV-MA).  A empresa FQM Farma é a apoiadora da ação.

Médicos e residentes angiologistas e cirurgiões vasculares, farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientarão o público na intenção de que fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.  A ação tem como público-alvo, pacientes com problemas de má circulação nas pernas e pés, varizes, dores, feridas, desconforto e inchaço.  Os profissionais também irão explicar a importância de realizar o tratamento com um especialista da área.

Na ocasião, serão entregues folhetos com orientações e informações sobre as doenças vasculares e medicamento, após avaliação, para quem necessitar. Os médicos também  irão reforçar a necessidade de realizar atividades físicas, dieta balanceada, hidratação, controle do nível de açúcar e outras informações para a prevenção.

Para o presidente da SBACV, Dr. Roberto Sacilotto, o Circulando Saúde está sendo um projeto ímpar em prol da população que necessita de atendimento e não tem essa oportunidade. “Em 2018 foi realizado em quatro cidades, e a terceira edição de 2019 será em São Luís, após ter passado por Maceió e Rio de Janeiro, onde proporcionamos atendimento com Angiologistas e Cirurgiões Vasculares e difundimos a especialidade para os cidadãos”, afirma.

O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HU-UFMA, Dr. Sebastião Brito, destaca a importância da ação em relação aos anos anteriores. “Estamos imbuídos no propósito de aumentar o número de pessoas que receberão atendimento vascular. O Circulando Saúde vai tirar muitos que estão aguardando consulta na fila de espera. Vamos orientar com relação à medicação e, após avaliação, encaminhar para cirurgia, se necessário. Nosso objetivo é atender 800 pessoas”, declara.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação