
O Maranhão teve um desempenho notável no Festival Sesi de Educação 2025, realizado em Brasília entre quarta-feira (12) e sábado (15). A delegação maranhense contou com 14 equipes, incluindo representantes do projeto Sesi Prototipando Sonhos, uma equipe de garagem, e doze equipes das escolas do Sesi no Maranhão, onze de São Luís e uma de Imperatriz.
As equipes competiram nas modalidades F1 in Schools, First Lego League Challenge (FLLC), First Tech Challenge (FTC) e First Robotics Competition (FRC), conquistando diversas premiações e garantindo classificações para etapas internacionais nos Estados Unidos e na Austrália.
O principal destaque foi a conquista do prêmio mais importante da modalidade FTC pela equipe Falcons, resultado que garantiu a classificação da equipe para o mundial de robótica em Houston (EUA).
Além disso, as equipes Gipsy Danger e Unimate garantiram vagas em torneios abertos da FLLC, que serão realizados na Califórnia (EUA) e em Sydney (Austrália), respectivamente.
“Tivemos uma participação brilhante no Nacional, a melhor de todas até agora. Esse resultado reflete a qualidade do ensino do Sesi, o ambiente de inovação e tecnologia e o esforço dos nossos alunos. Hoje é um dia de muito orgulho”, declarou, emocionado, o superintendente regional do órgão, Diogo Lima, celebrando o desempenho do Maranhão no Festival em Brasília.
Na First Tech Challenge (FTC), mesmo sem uma etapa regional, as equipes do Maranhão demonstraram alto nível técnico. A Falcons conquistou o primeiro lugar no prêmio Inspiração e garantiu vaga para a etapa mundial.
A equipe Everest também teve uma participação destacada, com a competidora Mayara Rodrigues Silva recebendo dois bottons “You Inspire Me”. A Cortex, estreante do Sesi Araçagi, mostrou potencial em sua primeira participação no torneio.
Etapa mundial– Renata Diniz, da equipe Falcons, celebrou a conquista da classificação.
“Esse momento é indescritível! A conquista da vaga para o mundial representa todo o esforço, as noites em claro e a dedicação intensa da nossa equipe. Eu dei o meu melhor, assim como cada integrante da Falcons, e ver esse resultado é a prova de que todo o trabalho valeu a pena. Estou muito emocionada e orgulhosa por levar o Maranhão para Houston. Vamos com tudo”, afirmou.
Na FLLC, a robótica de Lego, as equipes maranhenses também obtiveram resultados expressivos. A Robotics Angels, do Sesi Imperatriz, conquistou o primeiro lugar no prêmio Core Values, reconhecimento máximo para equipes que demonstram excelência em colaboração e impacto positivo. A equipe Gipsy Danger recebeu o segundo lugar no prêmio de Design do Robô e ainda garantiu uma vaga no Open da Califórnia (EUA).
A Unimate venceu o prêmio Excelência em Engenharia e se classificou para o Open da Austrália.
Iara Dutra, integrante da Unimate, dedicou o prêmio a todas as equipes do Maranhão.