Ministério Público debate ações de saúde com equipe da administração municipal

0
50

A reunião foi coordenada pela promotora de justiça Glória Mafra

Com o objetivo de debater questões acerca da compra e distribuição de insumos para as unidades municipais de saúde de São Luís e evitar a ampliação do desabastecimento, o Ministério Público do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (07), reunião da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, com a equipe do novo secretário municipal da área, Joel Nunes Júnior.

A reunião foi coordenada pela promotora de justiça Glória Mafra, que destacou a necessidade de mapear os perfis de atendimento das unidades de saúde, os protocolos clínicos e, principalmente, fazer um levantamento detalhado de todos os insumos e medicações disponíveis pela Prefeitura de São Luís.

Segundo a promotora, já existe desabastecimento de determinados insumos e medicações e o MPMA trabalha para que esse problema seja revertido. “O inventário de todos os insumos é uma medida estratégica para que esses materiais sejam distribuídos corretamente nas unidades de saúde”, avaliou Glória Mafra.

Também foi solicitado à equipe da Semus o detalhamento de todas as contas bancárias da pasta e os recursos disponíveis. A medida pode auxiliar na relocação dos recursos a fim de garantir o atendimento de necessidades específicas, especialmente no período de pandemia.

Outro problema debatido na reunião foi a falta de reagentes do laboratório do hospital Socorrão II, impedindo a realização de exames. Os outros insumos para realizar exames devem terminar, no máximo, em 15 dias.

Além disso, o equipamento de ressonância magnética do Socorrão 2 não está em funcionamento e o Ministério Público cobrou providências para garantir que os exames de imagem sejam realizados.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui