Caminhão com cinquenta mortos é encontrado abandonado no estado do Texas nos Estados Unidos

0
215

Cerca de 16 pessoas foram resgatadas com vida com sintomas de insolação

Pelo menos 50 migrantes foram encontrados mortos, a maioria dentro de um caminhão abandonado na beira de uma rodovia, em San Antonio, Texas, e a tragédia -com poucos precedentes no país de tal magnitude- causou sinais imediatos de tristeza para os governos do México e dos Estados Unidos.
O corpo de bombeiros de San Antonio, cidade no sul dos Estados Unidos na fronteira com o México, informou que 16 outros migrantes que viajavam no caminhão, incluindo quatro crianças, foram encontrados vivos.

“É uma tremenda desgraça (…) até agora há 50 mortos: 22 do México, 7 da Guatemala, dois de Honduras e 19 ainda sem informação sobre sua nacionalidade “, lamentou o presidente mexicano, Andrés López Obrador em sua conferência da imprensa matinal.

AMLO, como o presidente mexicano é conhecido por suas iniciais, também anunciou que em 12 de julho se reunirá com seu colega americano, Joe Biden, tendo a questão da imigração como eixo “central” do encontro.

Essa reunião ocorre depois que López Obrador se recusou a participar da Cúpula das Américas, realizada de 6 a 10 de junho em Los Angeles, em protesto porque os Estados Unidos não convidaram os governos de Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Enquanto isso, a Casa Branca disse que Biden foi informado da morte “absolutamente horrível e comovente” dos cinquenta imigrantes no Texas.

“Estamos acompanhando de perto” as informações “absolutamente horríveis e desanimadoras” vindas de San Antonio, Texas, disse a porta-voz Karine Jean-Pierre a repórteres a bordo do Air Force One a caminho da cúpula da Otan em Madri, informou a agência.

O Papa Francisco também expressou sua “dor” pelas tragédias dos migrantes , referindo-se a esse drama e à morte de dezenas de pessoas na semana passada que tentaram entrar no enclave espanhol de Melilla a partir do Marrocos.

A descoberta é uma das piores tragédias envolvendo migrantes nos Estados Unidos nos últimos anos e ocorre cinco anos após um incidente semelhante ocorrido na mesma cidade central do Texas.

O chefe dos bombeiros de San Antonio, Charles Hood, disse que todos os 16 sobreviventes foram levados para o hospital.

“Os pacientes que vimos estavam quentes ao toque, sofrendo de insolação, exaustão pelo calor e nenhum sinal de água no veículo. Era um caminhão refrigerado, mas não havia evidências de um aparelho de ar condicionado funcionando”, acrescentou.

“Estamos lidando com uma horrível tragédia humana”, disse o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, em entrevista coletiva.

“Peço a todos que pensem com compaixão e rezem pelos mortos, feridos e famílias”, pediu ele, acrescentando: ”

San Antonio, localizada a cerca de 250 quilômetros da fronteira, é a principal rota dos contrabandistas.

A cidade também foi atingida por uma recente onda de calor recorde que registrou temperaturas de 39,5 graus Celsius na segunda-feira.

O veículo foi encontrado em uma rota próxima à rodovia I-35, que vai direto para a fronteira com o México.

Uma grande operação de emergência foi enviada ao local envolvendo policiais, bombeiros e ambulâncias.

O governador do Texas, Greg Abbott , um republicano que defende uma linha dura na migração, lançou um duro ataque ao presidente Biden e culpou suas “políticas mortais de abertura de fronteiras”, informou a agência Sputnik.

“Essas mortes pesam muito sobre Biden”, escreveu Abbott no Twitter.

“Eles mostram as consequências mortais de sua recusa em endurecer a lei”, acrescentou.

Seu adversário democrata nas eleições legislativas de meio de mandato de novembro, Beto O’Rourke , pediu “ação urgente” e pediu “desmantelar as redes de tráfico de pessoas e substituí-las” por caminhos expandidos para a migração legal que reflitam os valores e as necessidades do país.

Caminhões como o encontrado em San Antonio são um meio de transporte amplamente utilizado por migrantes que buscam entrar nos Estados Unidos.

A viagem é extremamente perigosa, principalmente porque os veículos desse tipo geralmente não possuem sistemas de ventilação ou refrigeração.

“Mais uma vez, a falta de coragem para lidar com a reforma da imigração está matando e destruindo vidas”, escreveu o arcebispo de San Antonio, Gustavo Garcia-Siller, no Twitter.

(Agência Telam)
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação