PF cumpre mandados judiciais expedidos por Alexandre de Moraes para investigar fake news

680

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27), ordens judiciais determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens judiciais tratam de investigações sobre fake news (inquérito nº 4.781), conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Os policiais federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, Rio de Janeiro, em São Paulo, Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina.

O inquérito foi aberto dia 14 de março de 2019 pelo presidente do STF, Dias Toffoli, com a intenção de investigar a existência de uma rede de produção e propagação de fake news.

Alguns dos alvos são o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o deputado Douglas Garcia (PSL-SP), o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, o blogueiro Allan dos Santos, o músico e humorista Rey Biannchi e o youtuber Enzo Leonardo Suzin Momenti e a ativista Sara Winter.

Domingos (24), Alexandre de Moraes condenou as “milícias digitais” e afirmou que o Poder Judiciário atuará com firmeza para responsabilizar usuários que espalham notícias falsas na internet. Ele desmentiu uma conversa de Whatsapp, atribuída a ele, na qual pede a ação de um atirador de elite durante uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto.

“Lamentável que milícias digitais, criminosamente, inventem mensagens e perfis falsos e mentirosos, como esse anexo, para desgastar a Democracia e o Estado de Direito. O Poder Judiciário atuará com firmeza para responsabilizar esses marginais”, escreveu o ministro no Twitter.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui