Sarney diz que não faria sentido fazer palestra sobre economia para empresários

43

CONVERSA FRANCA

Apenas gratidão pela deferência recebida

No pronunciamento feito na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), nesta segunda-feira (05), quando recebeu uma homenagem pelos quarenta anos da redemocratização do Brasil, Sarney disse que foi orientado a fazer, em vez de um discurso, uma palestra sobre economia do Maranhão, contudo observou que não faria sentido falar sobre algo que a plateia tinha amplo domínio, portanto só lhe restava agradecer a deferência recebida.

Sonegação do ICMS

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) identificou, em sua base de dados, compras de mercadorias que ultrapassam R$ 270 milhões, realizadas por mais de qunhentas pessoas físicas cujos CPFs estão vinculados como sócios de empresas comerciais. Esse volume de aquisições indica que as compras tinham como destino a comercialização e revenda, com o objetivo de evitar o recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com o relatório, somente em 2024, mais de 500 pessoas físicas no Maranhão — que constam como sócias em empresas (pessoas jurídicas com CNPJ) — adquiriram mercadorias de outros estados utilizando o próprio CPF, quando deveriam realizar as compras em nome das empresas, por meio do CNPJ. Ainda foram identificadas aquisições de grandes volumes por pessoas físicas que não estão vinculadas a nenhuma empresa e que igualmente não recolheram ICMS.

Nova Havan no Maranhão

Num vídeo postado em suas redes sociais, o empresário Luciano Hang alimenta as especulações de que o projeto da segunda loja da Havan no Maranhão já está na prancheta.

Ele anuncia que foi a Imperatriz na região tocantina no Oeste Maranhense, e recorda que esteve no município antes da pandemia de Covid-19, interrompeu os contatos, mas agora retomou “o namoro”, que pode resultar em casamento, ou seja, pode estar vindo mais uma Havan por aí.

A empresa já está presente no estado com uma loja em São Luís, no bairro do Cohajap, que foi inaugurada em 2021.

Pedagogia do Senac

Nos dias 29 e 30 de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) reuniu  supervisores pedagógicos de todas as unidades do Maranhão para a Jornada Pedagógica, encontro estratégico que dá continuidade à formação iniciada no Departamento Nacional e promove o estreitamento das relações entre os profissionais.

“O programa tem como objetivo desenvolver as equipes técnicas em formações e orientações, para promover, com qualidade, a inclusão, a equidade e a diversidade na rotina educacional”, diz a diretora pedagógica do Senac-MA, Daniela Nogueira.

Corrida do Sesi

Mais de 2.300 corredores de todas as idades participaram da 1ª Corrida Nacional do Sesi, promovida pelo Conselho Nacional do Sesi, quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, voltada para industriários e suas famílias, membros da comunidade, idosos e pessoas com deficiência, nas cidades de Açailândia, Caxias, Rosário, Imperatriz e São José de Ribamar, na Grande São Luís. A edição deste ano foi realizada nas distâncias de 5 km e 10 km, com participação de pessoas dos gêneros masculino e feminino.

Cesar Miranda, superintende da Fiema; Celso Gonçalo, presidente do Condel do Sebrae-MA; e Edilsom Baldez, presidente da Fiema, com as vencedoras da corrida na Modalidade Feminina

Leilão de imóveis

O Santander Brasil, em parceria com a Mega Leilões, realiza, nesta terça-feira (06), leilão de imóveis residenciais, pelo site da Mega Leilões. Serão ofertados mais de 160 imóveis entre apartamentos, casas, terrenos e imóveis comerciais em diversos Estados.

Os imóveis estão localizados nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. No Maranhão as ofertas são de Sítio Novo e Bela Vista.

Emprego de consultor

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com uma oportunidade aberta para o cargo de Analista Superior – Consultor de Vendas, com atuação presencial em São Luís.

A contratação será feita sob o regime CLT, com carga horária integral e remuneração de R$ 4.093,56. A vaga é destinada a profissionais com graduação completa em Administração, Gestão Comercial ou Gestão de Vendas (bacharelado ou tecnólogo), experiência mínima de seis meses com vendas de serviços, carteira de habilitação categoria B e disponibilidade para viagens. 

As inscrições são no site canais oficiais da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 9   +   2   =