Senar leva ações preventivas de saúde para comunidade rural de Viana

0
815

A primeira edição dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher deste ano, no Maranhão, foi marcada pela aplicação da pesquisa Senar de Saúde Rural, realizada por uma equipe de técnicos da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Universidade de Mato Grosso. A ação ocorreu no povoado São  Pedro (Viana) e o objetivo foi diagnosticar o comportamento da saúde dos produtores rurais da comunidade.

O projeto deve percorrer alguns estados brasileiros que desenvolvem os programas de Saúde Preventiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo a coordenação do evento, a pesquisa teve foco nas doenças a que os produtores rurais estão mais expostos e servirá para ajudar no fornecimento de dados ao Ministério da Saúde com vistas a focar em ações mais efetivas para atender melhor o homem do campo.

No Maranhão, o trabalho contou com palestras acerca de assuntos relacionados à sexualidade, com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Foi destacado na ocasião, a importância da realização dos exames Papanicolau (para mulheres) e de prevenção de câncer de próstata (para homens). A pesquisa foi aplicada durante todo o evento.

“O que queremos com a  pesquisa é fazer um diagnóstico do estado de saúde da população do meio rural para poder nortear as ações do Senar junto a este segmento. Nós fizemos o piloto no Maranhão, no intuito de ver como o instrumento de pesquisa vai se desencadear”, destacou Magali Eleutério, acrescentando que o Senar levará, também, a pesquisa, a outros estados da Federação.

Exames preventivos – Eleutério e sua equipe participaram ativamente da 1ª edição no ano dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher que atendeu centenas de pessoas. Os produtores rurais foram atraídos pela divulgação feita pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Viana, que investiram tempo e material para a realização do evento. A mobilização dos participantes foi feita em 9 povoados circunvizinhos através de carros de som, agentes de saúde e lideranças rurais.

Exames preventivos de câncer de colo de útero e de próstata e outros comuns foram realizados por profissionais de saúde contratados pelo Senar e  pela prefeitura municipal, para atender aos produtores rurais da região. Vacinas, testes rápidos de glicemia, aferição de pressão, consultas médicas – ginecologistas, clínico geral e pediatra, ficaram disponíveis para atender a todos que se mostraram necessários.

O produtor rural Feliciano Ferreira, de 59 anos, aprovou a iniciativa e garantiu ter sido importante para aprender a se proteger e cuidar da saúde. “Essa foi a primeira vez fazendo o exame de prevenção de próstata, mas, agora que já sei como é, farei novamente, sim”, disse ele, aprovando a ação do Senar, desenvolvida  em parceria com o Sindicato e Prefeitura.

“Este trabalho é de grande importância para o nosso setor rural. É uma experiência muito válida. A satisfação de trabalhar em parceria com o Senar, é muito grande”, disse o prefeito Magrado Barros, que participou do evento.

Já o  superintendente  estadual do Senar, Luiz Figueiredo,  disse que essas ações concretas de apoio ao homem do campo  fazem a diferença no trabalho do órgão, tanto pelo lado da formação profissional rural quanto pela promoção social. “E hoje, ainda mais, com o alcance obtido pela assistência técnica e gerencial, que vem fazendo a diferença nas principais cadeias produtivas apoiadas pelo governo do Estado através do Programa Mais Produção”, disse ele.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação