Sesi leva assistência em Odontologia para trabalhadores da Indústria Psiu

0
919

Instalada desde o mês passado na indústria de bebidas Psiu, na BR-135, em São Luís, a Unidade Móvel Odontológica do Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi-MA) permanece na empresa até o fim de dezembro, com atendimento aos seus trabalhadores. A meta é alcançar, no mínimo, 70% dos trabalhadores até o fim do ano.

“O Sesi tem disponibilizado unidades móveis a fim de que atendimentos aos industriários sejam realizados nos locais de trabalho. Nosso objetivo é levar mais qualidade de vida e saúde aos trabalhadores das indústrias do Maranhão”, disse a superintendente regional do órgão, Roseli Ramos.

Segundo ela, o atendimento junto às empresas tem ajudado a evitar deslocamentos do trabalho por longos períodos, e ainda, a reduzir o número de afastamentos por motivo de doença ligado à saúde bucal. “É bom para as empresas e para os trabalhadores, pois as unidades móveis do Sesi permitem que a entidade adeque o atendimento ao dia a dia da indústria, para que todos tenham acesso aos serviços de saúde, sem prejudicar a rotina de trabalho”.

A iniciativa obedece a um planejamento estruturado de acordo com as características da empresa e a demanda dos seus trabalhadores. No Maranhão, o Sesi realizou, em 2017, visita a indústrias e empresas como a Granorte, Sabor e Aroma e outras indústrias de panificação com a unidade móvel de odontologia, atendendo centenas de industriários.

“Na Psiu, o atendimento foi tão bom que solicitamos ao SESI que estendesse a permanência da unidade móvel na empresa até o fim do ano, pois nossos empregados trabalham por turno e queremos que todos usufruam dos serviços”, afirmou Carlos Reis, coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Psiu.

A gerente da Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho, Adriana Sabatini, explicou que a unidade dispõe de todos os equipamentos, materiais e profissionais necessários para um atendimento de qualidade e biossegurança. “O trabalhador e/ou seu dependente é avaliado pelo dentista e já recebe o orçamento do tratamento dentário. Caso tenha interesse, agenda e inicia o tratamento em clinica básica nas instalações da empresa, podendo dar continuidade em outras especialidades odontológicas na clinica fixa, o pagamento poderá ser realizado pelo trabalhador ou pela empresa cliente”, disse.

Antes do atendimento, o Sesi também realiza, na indústria, ações educativas de promoção à saúde bucal. Além do tratamento dentário, a entidade desenvolve palestras e oficinas práticas, que auxiliam na sensibilização e conscientização por parte dos empresários e também do trabalhador. “É um serviço que contribui diretamente na diminuição de ausências ao trabalho e na elevação da qualidade de vida do trabalhador”, ressaltou Roseli Ramos.

Funcionária da empresa Psiu há quase três anos, Thalyanne Brito, 25, frisa que o serviço está estimulando os colaboradores da empresa a cuidarem da saúde. “A unidade móvel dentro da empresa facilita muito, na correria do dia a dia acabamos por deixar nossa saúde de lado”, finaliza.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação