Valdenir Cavalcante é empossado como procurador de justiça do Maranhão

45
O termo de compromisso e posse foi assinado pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro (MPMA/divulgação)

CONVERSA FRANCA

Posse na procuradoria do Estado

Na manhã desta segunda-feira (07), Valdenir Cavalcante Lima tomou posse como procurador de justiça do Ministério Público do Maranhão. Ele vai atuar como titular da 22ª Procuradoria de Justiça Cível e foi promovido pelo critério de merecimento na última semana.

O termo de compromisso e posse foi assinado pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e pelo novo integrante da 2ª instância do MPMA, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís. O ato foi acompanhado por servidores e membros da instituição.

Produção de etanol no Maranhão

Cinco usinas no Maranhão produzem 200 milhões de litros de álcool/ano para ser utilizado como combustível, e a expectativa é que com a entrada em funcionamento da unidade da Inpasa, em Balsas, essa produção seja triplicada, isto é, vá para mais de 600 milhões.

Operam atualmente no estado as usinas Alternativa, em Tuntum; Itapecuru Bioenergia, em Aldeias Altas; Maity Bioenergia, em Campestre do Maranhão; e a Agro Serra, em São Raimundo da Mangabeiras, e todas estão autorizadas pelo Governo do Estado a vender diretamente aos postos de combustíveis, mas para que este comércio possa se dar de forma abrangente, muitos revendedores ainda precisam se adequar para receber o produto, já que boa parte não opera com esse tipo de combustível, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará (Sindicanálcool), Milton Campelo.

A venda direta de etanol das usinas para os postos pode trazer muitos benefícios para o estado, e o principal deles é a redução de custos ao consumidor final, mas vale destacar também o fortalecimento ao agronegócio com a expansão da agroindústria.

Feriadão é comemorado por turismo

Fins de semana prolongados não prejudicam todo setor produtivo. O de turismo, por exemplo, comemora

PENSANDO BEM

A continuar essa loucura de toda divergência política e ideológica ser motivo de condenação e prisão, em breve o Brasil será o país do mundo com mais presos políticos.

Ônibus para elas

Em junho do ano passado, a Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto de lei da ex-vereadora Karla Sarney para instituir ônibus exclusivos para mulheres, mas, até  hoje, nunca se viu um desses ônibus circulando pela cidade.

Pois bem, o mesmo tipo de proposta acaba de ser apresentado na Assembleia Legislativa, pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil), que é líder do Governo no parlamento.

Há um porém: algumas linhas contam, no máximo, com dois ônibus, e se um for destinado para atender apenas um segmento de passageiros os demais vão sofrer no seu deslocamento diário

Construção civil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) firmou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para ampliar a inserção de trabalhadores de baixa renda no setor da construção civil.

No Maranhão, a iniciativa será conduzida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), entidade filiada ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O objetivo é reduzir o déficit de mão de obra qualificada, conectando os trabalhadores inscritos no CadÚnico a oportunidades de emprego.

Ademi Experience

Foi inaugurado, quinta-feira (03) da semana passada, no São Luís Shopping, o Espaço Ademi Experience, iniciativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão (ADEMI-MA) com o objetivo incentivar, consolidar e desenvolver o setor imobiliário no estado, reunindo construtoras, corretores de imóveis e demais parceiros estratégicos. O evento contou com a presença de importantes lideranças, dentre eles o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, e do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão, Fábio Nahuz.

Na inauguração do Ademi Experience, Parmênio Júnior, Gustavo Palácio, Edilson Baldez e Fábio Nahuz

Saque Calamidade

Trabalhadores  de Bom Jardim e Monção já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, já que esses municípios foram declarados em estado de emergência.

A liberação, decorrente das chuvas intensas nas cidades, pode ser solicitada à Caixa por meio do Aplicativo FGTS. É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor da retirada é de, no máximo, R$ 6.220,00, limitado ao saldo disponível na conta.

Entreposto pesqueiro

O Entreposto Pesqueiro do Maranhão, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire (Portinho), Centro Histórico de São Luís, De terça-feira a domingo, de 0h até às 08h, o vem atuando para fortalecer a cadeia de pescados no estado. O espaço é destinado à venda de peixes e mariscos no atacado.

Em média, são mais de cem profissionais que trabalham no Entreposto, entre vendedores e aqueles que tratam o peixe, além daqueles que comercializam hortaliças como tomate, cebola, cheiro verde e outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 3   +   4   =