Pesquisa Istoé/Sensus diz que Bolsonaro lidera e venceria os demais candidatos num 2º turno

0
443

AQUILES EMIR

Pesquisa Istoé/Sensus divulgada nesta quinta-feira (27) revela que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, lidera as intenções de votos, seguido de Fernando Haddad (PT), mas o segundo turno está indefinido, com o candidato do PSL à frente do petista na margem de erro. A pesquisa pode ser lida na íntegra aqui.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem 30,6% da preferência do eleitorado no cenário em que os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado. Em segundo, com 24,5%, aparece Fernando Haddad com 24,5%. Ciro Gomes (PDT) tem 7,7%; Geraldo Alckmin (PSDB), 5,6%; Marina Silva (Rede), que já foi a vice-líder das pesquisas, aparece com apenas 2,7%.

Ainda segundo o levantamento, João Amoedo (Novo) teria 1,9%; Alvaro Dias (Podemos),  1,7%; e Henrique Meirelles (MDB), 1,6%.

Para o Sensus, a eleição está polarizada entre Bolsonaro e Haddad e apenas uma reviravolta seria capaz de tirar os dois do segundo turno. “O quadro do primeiro turno está definido”, afirma Ricardo Guedes, diretor do instituto. “O que acontecerá no segundo turno dependerá agora do desempenho de cada candidato, seus partidos, seus programas e militantes no segundo turno”, acrescenta.

Segundo turno – Nas simulações de segundo turno, o quadro é imprevisível. De acordo com a pesquisa, Jair Bolsonaro teria 37,2% das intenções de voto no segundo turno, contra 36,3% de Fernando Haddad.

Nas simulações contra os demais candidatos, a vantagem de Bolsonaro aumenta. Ele venceria Cirso Gomes por 35,1% a 33,5%;  contra Geraldo Alckmin, venceria por 38% a 26,4%; contra Marina, o candidato do PSL ficaria com 37,4% e a candidata da Rede com 26,5%.

Em outros confrontos tendo o petista os demais candidatos como adversários, Haddad venceria Ciro por 29,8% contra 25,6% e contra Alckmin, o petista venceria por 35,1% a 22,3%; e contra Marina, Haddad teria 37,3% e ela 17,5%.

O Sensus ouviu 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 estados das cinco regiões do país entre 21 e 24 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02407/2018.

(Com dados e gráfico da revista Istoé)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui