Financiamento de veículos cresce 6,8% em 2021 e cenário é animador para 2022

337

Mesmo com declínio ao longo dos meses do ano, saldo geral em 2021 foi positivo

RODRIGO DE LORENZI 

De acordo com dados da bolsa de valores oficial do Brasil, a B3, as vendas financiadas de veículos em 2021 somaram 5,9 milhões de unidades, entre novos e usados – incluindo motos, autos leves e pesados. O número representa crescimento de 6,8% em relação ao ano de 2020, e equivale a 375 mil unidades financiadas a mais. Os destaques de 2021 foram os segmentos de veículos pesados e de motos com crescimento de 18% e 17,6% respectivamente, na comparação com o ano anterior.

Já o segmento de veículos leves teve alta de 4%, em comparação com os financiamentos realizados em 2020. No total de vendas financiadas, os veículos usados foram o grande alvo das procuras, correspondendo a 70% do total. As vendas aumentaram 10,7% em relação a 2020. Segundo a B3, os automóveis leves e com maior tempo de uso tiveram a maior procura.

Embora no acumulado do ano o saldo tenha sido positivo, os dados do mês de dezembro de 2021 apontaram uma queda de 16,8% nas vendas financiadas de veículos, com as de automóveis leves recuando 22%. É o quarto mês consecutivo em que o setor apresenta queda. Apesar do declínio constante, o mercado enxerga um cenário animador.

Na análise de Marcelo Ciscato, diretor da Alias Tecnologia, desenvolvedora do software “E-Registro”, que faz a gestão, arquivamento e automação do registro eletrônico dos contratos de financiamento de veículos para empresas públicas e privadas, as quedas constantes estão atreladas a variações do mercado, pois o país ainda passa por um processo de assentamento da economia pós-pandemia da Covid-19.

“Essa instabilidade está intimamente ligada ao nosso crescimento. A economia funciona como um motor que precisa de várias peças para se mover, e se uma dessas peças está defeituosa o motor terá mais dificuldade para operar. Enquanto tivermos instabilidade, esses números vão flutuar”, analisa.

Cenário positivo para 2022 – Para Fernando Weigert, diretor da Alias, o crescimento no acumulado de 2021 permite um vislumbre do que está por vir. “No final do ano passado, vivemos um período de represamento repentino e drástico. Em 2021, apesar de ter sido também um ano desafiador, vimos até um pouco da saturação desse represamento, e muitos que adiaram a troca de carro agora o fizeram por termos um horizonte mais calmo. Por isso tivemos um aumento dos preços tanto de novos quanto de usados”, explica.

Para 2022, o especialista acredita que a economia reagirá no segmento de automóveis e financiamento. “Vimos que o mercado de financiamento se manteve firme no quadro geral, mesmo com algumas quedas. Acredito que haverá uma normalização no segundo semestre de 2022 e estamos otimistas, pois vimos inúmeras vezes a força do nosso povo para superar crises. Se a economia se estabilizar, o mercado crescerá, pois é fato é que uma pessoa só adquire um financiamento quando tem mais segurança e boas perspectivas”, analisa.

Sobre a Alias Tecnologia – No mercado desde 2005, a Alias é uma empresa de tecnologia que fornece soluções para agilizar processos eletrônicos de empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos.

O carro-chefe da empresa é o E-Registro, que atende 169 bancos, financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte. Em expansão para outros estados, o E-Registro foi implantado inicialmente no Paraná e está presente também em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Paraíba, Amapá e Acre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui