
País recebe também mais vacinas produzidas n Rússia
Um novo voo da Aerolineas Argentinas que traz ao país uma remessa de vacinas Sputnik V, componentes 1 e 2, e o primeiro lote de seu princípio ativo a iniciar a produção, chega a Buenos Aires nesta terça-feira. Esta é a vigésima quarta operação realizada pela empresa carro-chefe em busca de vacinas contra Covid-19, e o primeiro vôo que trará o princípio ativo para que o Sputnik V desenvolvido pelo Gamaleya Institute no Laboratório de Richmond comece a ser produzido .da Argentina.
Essa empresa farmacêutica, localizada no distrito de Pilar , em Buenos Aires ,Realizará a formulação, filtragem e embalagem para fortalecer o Plano Estratégico de Vacinação que o Governo implanta em todo o país e ampliar seu acesso na América Latina.
O vôo AR1063 chegará ao Aeroporto Internacional de Ezeiza de Moscou às 17h00 com 400.000 doses do componente 2 do Sputnik V, 81.850 do componente 1 e 300 litros do ingrediente ativo para iniciar a produção local da vacina.
As vacinas entregues pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RIDF) e desenvolvidas pelo Instituto Gamaleya são transportadas em embalagens do tipo “thermobox”, com 5 doses por frasco e refrigeradas a temperatura entre -18 e -20 graus.

“Já iniciamos as obras concretas para começar a produzir o Sputnik V na Argentina”, comemorou Fernández.
“Estamos muito satisfeitos com as conquistas que alcançamos com esta vacina porque milhões de argentinos viram suas vidas preservadas graças ao desenvolvimento científico da Rússia, no qual sempre confiamos”, acrescentou o presidente, em videoconferência da residência de Olivos.
Além disso, foi destacado que “com a chegada dessas novas doses do Sputnik V, a Argentina terá recebido 18.931.945 vacinas, somando as 18.450.095 disponíveis”.
Segundo o Monitor Público de Vacinação, o registro online que mostra em tempo real a operação de imunização em todo o território argentino, até esta manhã foram distribuídas 17.895.790 vacinas em todo o país e as aplicadas totalizam 14.663.805: 11.577.809 pessoas receberam a primeira dose e 3.085.996 ambas.