BNB seleciona projeto maranhense sobre bovinocultura leiteira para território do AgroNordeste

0
197

Ao todo, 23 projetos foram selecionados por meio de edital para fortalecimento de cadeias produtivas

Com o objetivo de promover o melhoramento genético da Bovinocultura de Leite no Médio Mearim do Maranhão, o projeto apresentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MA) foi um dos selecionados pelo Banco do Nordeste por meio do Edital 02/2019, do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), administrado pelo BNB.

A iniciativa técnica compõe um conjunto de 23 projetos de Difusão e Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Territórios Atendidos pelo AgroNordeste, programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os projetos receberão aporte financeiro no total de R$ 5,8 milhões, em caráter não reembolsável, beneficiando instituições públicas e privadas, sem fins de lucro.

A ação do Banco contribui para a organização e o fortalecimento das cadeias produtivas priorizadas nesses territórios, assim como para a articulação de políticas públicas de desenvolvimento local e  territorial e para a incorporação de inovações tecnológicas nas atividades.

No Maranhão, o foco será a potencialização das atividades da bovinocultura de leite na região do Médio Mearim, a partir de intervenções que impactem no melhoramento da reprodutividade e qualidade genética, resultando em maior competitividade das cadeias produtivas regionais.

Os projetos abrangem ainda temas como pecuária sustentável, agroecologia, tecnologias apícolas, reuso da água, construção de biodigestores, manejo sanitário, dentre outros. O resultado completo está disponível em www.bnb.gov.br/fundeci/editais.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação