Prefeitura vai oferecer cadastro on-line para feirantes e produtores de São Luís

0
94

Ferramenta torna cadastro de feirantes e produtores mais prático

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) de São Luís oferecerá cadastro on-line a produtores e feirantes que atuam nos mercados e feiras. A medida soma-se a outras que têm como objetivo estimular a inclusão digital de todas as esferas da cadeia produtiva.

A reunião de apresentação do software e dos trâmites de implantação e funcionamento do novo serviço ocorreu nesta segunda-feira (19), entre os secretários municipais Liviomar Macatrão (Semapa) e Diego Rodrigues (Informações e Tecnologia – Semit), acompanhados das equipes técnicas das duas pastas.

A nova ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de tornar esse trabalho de cadastramento de feirantes e produtores mais prático, moderno e acessível ao público. Com o recurso, será possível ao Município realizar um levantamento preciso sobre os dados de produção e comercialização de toda cadeia produtiva da capital.

O secretário Liviomar Macatrão enalteceu o esforço da Prefeitura para proporcionar avanço no setor produtivo da capital maranhense. “Essa ferramenta representa um avanço na gestão do Prefeito Eduardo Braide que tem investido na construção de uma São Luís mais inteligente e digital. Com a plataforma, vamos facilitar muito nosso trabalho de cadastro, acompanhamento e apoio aos cerca de seis mil feirantes e produtores rurais de São Luís, antes, feito manualmente”, disse.

Já o superintendente de Feiras e Mercados, Hugo Assunção destacou que “com a informatização, vai melhorar o gerenciamento de dados e o conhecimento melhor do perfil dos nossos trabalhadores do setor e o cenário atual das feiras e mercados”.

O trabalho conjunto entre as secretarias têm fluído de forma louvável dentro da gestão do prefeito Eduardo Braide e proporcionado várias inovações como a criação desse software. “Nosso objetivo é informatizar o máximo possível o trabalho da Prefeitura, e isso, sem dúvida, será um marco nessa gestão. Essa plataforma irá aproximar os feirantes e produtores da Prefeitura, facilitando o acesso às informações importantes, principalmente para aqueles da Zona Rural”, disse o titular da Semit, Diego Rodrigues.

O próximo passo será a capacitação e orientação aos feirantes e produtores de como deverão realizar o cadastro. “Esse software servirá como base para o desenvolvimento das ações e projetos de fomento à agricultura familiar em benefício da cadeia ligada à Semapa. É importante que seja feito o cadastramento tanto para a secretaria como para os feirantes e produtores, uma vez que, com esses dados, teremos um diagnóstico da nossa rede e, a partir disso, vamos viabilizar ações chegarão a este público”, concluiu Liviomar Macatrão.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação