Coreia do Norte pode ter restaurado base de foguetes, dizem americanos

627
Commercial satellite image shows North Korea's Sohae Satellite Launching Station

Um grupo de pesquisa dos Estados Unidos (EUA) declarou que uma instalação de lançamento de foguete na Coreia do Norte “parece ter voltado ao seu status normal de operação”. O grupo 38 Norte analisou imagens comerciais de satélite tiradas, na quarta-feira (06), da Estação de Lançamento de Satélite Sohae, em Tongchang-ri, no noroeste do país.

O grupo disse que as imagens indicam que as atividades para a reconstrução da plataforma de lançamento e local de teste de motor, que tiveram início antes da cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, em Hanói, continuam em alta velocidade. O grupo também se referiu à grande estrutura cúbica, que acredita ser utilizada para uso de montagem de mísseis balísticos.

Disse ainda que o trabalho relacionado com estrutura de transferência, montada em trilhos na plataforma de lançamento, parece ter terminado por volta de quarta-feira, e que a estrutura agora poderá estar em condição operacional.

O grupo informou que guindastes foram removidos da plataforma e que veículos são visíveis nas proximidades de edifícios. As mais recentes observações poderão representar outro efeito negativo para as negociações entre Washington e Pyongyang no processo de desnuclearização.

Encontro – O acordo, segundo negociações anteriores entre Kim e Trump, era desmontar a estação de mísseis. No final do mês passado, o norte-coreano e o norte-americano se reuniram, em Hanói, no Vietnã, no esforço de buscar um acordo para a desmilitarização. Mas as negociações não avançaram.O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, que liderou os esforços de negociação antes da cúpula, deve se encontrar hoje (6) com negociadores sul-coreanos e japoneses.

No início desta semana, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse acreditar que Washington enviará uma delegação à Coreia do Norte nas próximas semanas. Porém, houve um alerta do assessor especial da Casa Branca John Bolton, sobre a possibilidade de elevar as sanções contra os norte-coreanos.

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, em Washington, EUA.

Diálogos – O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, disse que o presidente Donald Trump está disposto a dialogar novamente com a Coreia do Norte.

A informação foi passada por Bolton em entrevista à Fox News, na quinta-feira, depois que um grupo de pesquisa dos Estados Unidos relatou que imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte está reconstruindo instalações de mísseis na região Noroeste do país. Bolton afirmou que, se o relato estiver correto, ficaria muito desapontado, repetindo o comentário feito por Trump no dia anterior.

Ele declarou que o presidente está claramente disposto a dialogar novamente, mas não mencionou quando ou como. Anteriormente, nesta semana, Bolton advertiu sobre a possibilidade de impor sanções mais rigorosas à Coreia do Norte, a menos que o país desista de suas armas nucleares.

(Agência Brasil com informações da DW, agência pública de notícias da Alemanha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui