Donald Trump diz estar próximo de acordo comercial com a China

330

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse que seu governo está próximo de chegar a um acordo comercial com a China. Nesta quinta-feira (12), Trump publicou no Twitter que as negociações estão “chegando muito perto de um grande acordo”.

Diversos veículos de imprensa dos EUA informam que os dois países chegaram à “fase 1” de um pacto comercial, em princípio.

Além disso, o governo Trump estaria planejando suspender outra rodada sobre tarifas com a China, que seria realizada no domingo. Algumas reportagens dizem que os EUA ofereceram uma redução de suas tarifas se Pequim se comprometer a comprar grandes quantidades de produtos agropecuários americanos.

Negociação – Negociadores dos EUA e da China vinham trabalhando para adiar uma nova rodada de negociações envolvendo tarifas americanas sobre importações chinesas, cujo início está previsto para 15 de dezembro. Segundo o periódico The Wall Street Journal, o adiamento visava a fazer com que eles possam seguir negociando, mesmo que não consigam fechar um acordo até essa data.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a ameaçar impor tarifas adicionais sobre produtos da China, tais como smartphones e roupas, no valor de US$ 160 bilhões.

Um acordo entre os dois lados permanece indefinido, já que os países divergem sobre questões que envolvem a quantidade de produtos agropecuários americanos a serem adquiridos pelo lado chinês, além de como retirar tarifas.

 

(Agência Brasil com informações de NHK, emissora pública de televisão do Japão)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui