No Maranhão, NOZ Neurocentro adota a tecnologia pioneira de monitorização não invasiva da pressão e complacência intracraniana

52

A inovação já está disponível no NOZ Neurocentro

O NOZ Neurocentro, especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso, no Maranhão, adotou a tecnologia pioneira brain4care, que permite monitorizar a pressão e a complacência intracraniana. A inovação já está disponível na rotina do centro. O médico neurocirurgião Dr. Luís Fernando Silva Junior, sócio-diretor do NOZ Neurocentro, informa que a possibilidade de avaliar alterações da pressão e da complacência intracraniana de maneira não invasiva foi o que chamou sua atenção pelos benefícios que isso traz para os pacientes. “Com a brain4care, conseguimos fazer diagnósticos mais precisos, indicar tratamentos de maneira mais efetiva e ainda avaliar melhor tratamentos já instituídos para algumas doenças que acometem o sistema nervoso central”, afirma.

A tecnologia brain4care permite avaliar diretamente a complacência intracraniana de maneira simples e não invasiva por meio de um sensor posicionado externamente na cabeça do paciente. Em tempo real, o médico tem acesso às informações por meio do tablet, do equipamento ou do seu próprio aparelho celular. “Esses dados auxiliam a qualificar o diagnóstico, orientar a terapêutica e indicar a evolução de distúrbios neurológicos associados à hipertensão intracraniana”, explica o diretor científico da brain4care, Gustavo Frigieri.

No NOZ Neurocentro, inicialmente, a brain4care está sendo utilizada com maior frequência em dois cenários. Um deles é o manejo de pacientes com suspeita de hidrocefalia ou que, por esse motivo, já utilizam o DVP (sigla para derivação ventrículo-peritoneal, um dispositivo que drena o liquor do cérebro para o abdômen, reduzindo a pressão dentro do crânio). O outro, no diagnóstico e manejo de pacientes com hipertensão intracraniana idiopática (HII). A tecnologia brain4care auxilia a equipe médica para um diagnóstico mais preciso, indicações de tratamento ainda mais assertivas e, também, a avaliar de maneira objetiva a resposta para os tratamentos instituídos, seja o tratamento conservador ou cirúrgico com DVP/DLP.

Além dessas duas indicações, o NOZ Neurocentro tem ampliado o alcance de uso da tecnologia: “Com a familiaridade que ganhamos com a tecnologia já temos utilizado no acompanhamento de pacientes com Malformação de Chiari, uma síndrome muito prevalente em nossa região. Também temos utilizado o sistema na avaliação de pacientes neurocríticos que necessitam de informações sobre sua complacência cerebral. A complacência é uma variável muito importante nos cuidados dos pacientes neurológicos e neurocirúrgicos em ambiente de UTI e pode definir condutas nesses casos”, conclui Dr. Luís Fernando.

Sobre o NOZ Neurocentro – O NOZ Neurocentro é uma instituição médica especializada em neurologia e neurocirurgia que oferece tratamento de excelência aos seus pacientes. Com uma equipe de profissionais capacitados e experientes, vindos dos principais centros médicos do país, o NOZ proporciona atendimento personalizado e humanizado, focado em soluções efetivas para condições neurológicas e neurocirúrgicas.

Localizado no bairro Renascença, em São Luís – MA, o NOZ Neurocentro conta com infraestrutura e tecnologia modernas que garantem diagnóstico e tratamento de alta qualidade aos pacientes. O objetivo é ser referência não apenas no Maranhão, mas em todo o país.

O NOZ acredita que valores fundamentais como qualidade, segurança do paciente, trabalho em equipe, modernidade e proximidade com a família são essenciais para oferecer um atendimento completo e eficiente. Por isso, busca continuamente inovação e excelência em seus serviços, resultando em tratamentos que promovem uma vida mais saudável e plena para os pacientes.

Sobre a brain4care

A brain4care é uma healthtech brasileira que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitorização não invasiva de variações de pressão (PIC) e complacência (CIC) intracraniana. Seu dispositivo wearable (um sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação) é conectado a uma plataforma analítica que gera um relatório com informações adicionais que auxiliam na qualificação do diagnóstico, orientação da terapêutica e indicam a evolução de distúrbios neurológicos.

Fundada em 2014 por Sérgio Mascarenhas e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University (2017), a healthtech conta com liberação da tecnologia pela Anvisa (2019), no Brasil — onde está presente em mais de 60 clínicas e hospitais —, pela FDA (2021), nos Estados Unidos, e atualmente se prepara para expansão internacional. A tecnologia brain4care conta com mais de 60 artigos e estudos científicos publicados em centros renomados e possui escritórios em São Paulo, São Carlos e Atlanta. Para mais informações, visite: https://brain4.care/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui