Secretaria de Administração Penitenciária assume delegacia onde preso morreu no gaiolão

0
681

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) vai assumir, a partir de 20 de novembro, a cadeia pública de Barra do Corda, segundo afirmação do secretário Murilo Andrade, nesta terça-feira (24), aos defensores públicos Jessé Mineiro e Igor Marques, do Núcleo Regional da Defensoria Pública estadual do município.

O secretário informou ainda que a partir dessa data as instalações voltam a receber os presos, que atualmente estão sendo recambiados para as comarcas mais próximas.

O secretário esteve em Barra do Corda para informar pessoalmente aos titulares da Defensoria as providências que estão sendo tomadas em relação à cadeia pública de cidade, que recentemente foi destaque na mídia local e nacional após a morte de um comerciante, mantido preso em uma espécie de gaiolão a céu aberto.

“Venho acompanhando a situação da Delegacia de Barra do Corda desde fevereiro. Época em que, juntamente com a defensora Lívia Macedo, fiz uma inspeção na Delegacia e encaminhei relatório a diversas entidades, pedindo providências com relação às condições desumanas que nos deparamos”, informou Jessé, lembrando ainda que diante da omissão dos órgãos e entidades oficiadas, a  DPE e Ministério Público ajuizaram ACP, solicitando a interdição total da cadeia pública.

O secretário (segundo à esquerda) em visita à DPE de Barra do Corda

Jessé acompanhou o secretário na inspeção à delegacia e constataram a demolição do gaiolão.  Na ocasião, o secretário informou que já estão sendo tomadas outras providências com vistas à melhoria das condições de encarceramento na região. Disse ainda que o processo seletivo para a contratação de pessoal já foi iniciado e que a gestão da delegacia contará, a partir do dia 20, com diretor, diretor adjunto, agentes penitenciários e equipe multidisciplinar.

O defensor Jessé considerou bastante positiva a visita do secretário à Defensoria na medida em que, além de prestar esclarecimentos, fortalece a parceria interinstitucional voltada a melhorar cada vez mais o sistema penitenciário maranhense.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação