Federação da Agricultura e CNA lançam prêmio para proteção das nascentes de rios

814

A Federação da Agricultura do Maranhão (Faema) lançou nesta segunda-feira (24), na solenidade de posse da nova diretoria, um concurso voltado para premiar os sindicatos e demais entidades representativas dos produtores rurais que tiverem melhor desempenho na preservação de nascentes dos rios. O concurso, de abrangem nacional, tem como prêmio para a melhor iniciativa um caminhonete cabine dupla, cuja marca não foi mencionada.

Segundo o ex-presidente, Hilton Coelho de Souza (foto), os rios são de fundamental importância para desenvolvimento das atividades agropecuárias, pois são eles que garantem a fertilidade do solo e proporcionam tanto o plantio quanto a criação de animais.

No Maranhão, como lembra, diversos rios estão ameaçados por conta de assoreamento, principalmente em suas nascentes, portanto algo precisa ser feito para preservação deste patrimônio hídrico. Para conscientizar os agricultores e pecuaristas sobre a importância desta conservação, a Faema e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vêm realizando, desde o início do ano, treinamentos com profissionais capacitados pelo Ministério do Meio Ambiente e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Também foi firmada, ainda em 2014, parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a fim de intensificar essas ações nos municípios onde existem sindicatos da categoria. Nos municípios em não há este tipo de entidade, Faema e Senar atendem os órgãos interessados que se cadastraram para esse fim.

A capacitação consiste em orientar os produtores, por meio de palestra e  treinamento digital, sobre a importância da preservação do meio ambiente, com técnicas de  proteção das margens dos rios e  florestas. “Sabemos que é uma tarefa difícil, porque são trezentas mil propriedades rurais a serem cadastradas em muito pouco tempo”, diz  o superintendente do Senar, Antônio Figueiredo, ao destacar, “que é o papel do órgão criar mecanismos  para que sejam dadas condições para que o homem do campo participe deste processo”. Figueiredo destacou ainda a importância crucial do sindicato na tarefa de incentivar e acompanhar o produtor rural. “Sabemos que o nosso sistema sindical está preocupado com isso”, defendeu ele.

Exemplo – Um dos mais bem sucedidos projetos voltados para preservação de nascentes de rios, no Estado, vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Agronegócio do Maranhão (Inagro), com patrocínio da Petrobras, nas comunidades Veredas e Rio Grande, em Barreirinhas. Com ações voltadas para capacitação das famílias que habitam esses dois povoados, criados por programa de assentamentos rurais, está sendo possível dar a elas novos meios de subsistência, evitando que o preparo de lavoura se dê com desmatamentos e queimadas e sejam deixadas de lado yambém extrações de madeiras na cabeceira do rio Preguiças, que está afetada por assoreamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui