Tambor de crioula, Bumba meu boi e carnaval movimentam o Centro Cultural Vale neste fim de semana

0
260

Eventos serão transmitidos na internet para evitar aglomerações

O Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão continua com sua programação de apresentações, agora recebendo atrações do interior do estado. Devido à crise da pandemia de covid-19, os eventos continuam sendo à distância.
Todas as apresentações podem ser conferidas no canal do CCVM no Youtube (www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao), a partir das 21h.
Confira a programação deste fim de semana:
Dia 13, sábado, o Tambor de Crioula de São Francisco vem de Bacabal e foi fundado por uma promessa da mestra Maria de Geraldo, há 44 anos. Se apresenta nos festejos religiosos da cidade e em regiões vizinhas, sendo uma das principais manifestações de cultura popular do local.
No domingo, 14, a Associação Carnavalesca Bloco Maracatu Rei do Samba da Nova Brasília vem de Pindaré-mirim. O Bloco é dividido em ala das baianas, bateria, porta-bandeira e mestre-sala, comissão de frente e balizas e, apesar do nome lembrar o maracatu de Pernambuco, o Maracatu de Pindaré tem seus personagens, ritmo e coreografias ligados ao samba carioca.
Suas letras são compostas sobre temas regionais e utilizam instrumentos como tambores, pandeiros, triângulos, repique e reco-reco.
 

Fechando o trio de apresentações da semana, na segunda-feira (15), se apresenta o Grupo Folclórico Boi Vencedor, com uma performance para quem aprecia a nostalgia da origem da brincadeiras de Bumba Meu Boi, quando aconteciam em terreiros durante toda a noite e só paravam ao raiar do sol.

O Grupo Folclórico e Cultural Boi Vencedor, do sotaque de zabumba, foi criado em Bacabal, no ano de 1934.

 
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação